WeCreativez WhatsApp Support
Bem-vindo ao nosso site, nossa equipe está pronta para ajudar.
Olá, como posso ajudar?

(81) 99610-7895 | 98582-7060

contato@gescontabilidade.com.br

Crise Econômica: Como o contador pode ajudar a empresa?

Não são apenas os indivíduos que sofrem os efeitos de uma crise econômica: as empresas igualmente correm sérios riscos, os quais exigem uma gestão financeira e tributária cuidadosa, de modo a evitar descontrole operacional e pagamentos demasiados de impostos que muitas vezes levam a empresa até mesmo a falência.

Nesse contexto, a assessoria contábil surge como facilitadora na gestão da empresa, uma vez que conta com profissionais que podem ajudar seu empreendimento de modo exemplar, tendo em vista suas específicas habilidades práticas e teóricas. Continue com a leitura do texto e confira!

Como o profissional contábil enxerga a crise econômica?

Um profissional de contabilidade experiente e conceituado tem uma formação sólida e bastante ampla nas chamadas ciências administrativas — Administração, Economia, Ciências Contábeis, Direito — e em áreas correlatas ou complementares — Matemática Financeira, Estatística, Tributária etc.

A experiência na assessoria contábil, fruto de uma equipe multidisciplinar com capacidade analítica, permite identificar gargalos operacionais e financeiros, seja na consultoria aos administradores da empresa ou na apresentação de relatórios contábeis que contribuem significativamente na gestão do negócio, principalmente em momentos de crise econômica e financeira, como o que estamos vivendo.

Uma Contabilidade atuante é aquela que não só realiza os procedimentos triviais de cumprimento de obrigações fiscais, escrituração contábil e elaboração de folha de pagamento quando é o caso, mas que apoia o empresário no dia a dia da empresa, orientando, auxiliando e permitindo que seu foco seja exclusivamente na atividade principal do negócio.

Como o contador pode ajudar em momentos difíceis?

O contador poderá colaborar para o desenvolvimento de seus negócios de modo único, quer sugerindo medidas a serem adotadas, quer advertindo quanto às ações que devem ser evitadas. Vejamos abaixo algumas práticas nesse sentido.

Analisar o cenário econômico

O contador está apto a fornecer um parecer sobre o quadro econômico nacional (e mesmo internacional), a partir da análise da evolução de certos índices — taxas de juros, inflação, evolução da renda e dos empregos etc.

Propor medidas visando ao aumento de lucratividade

Todo empreendedor deseja lucrar com os negócios que implementou, pois, do contrário, seria uma ação, no mínimo, irracional, não é mesmo? E, em momentos de crise, a busca da lucratividade exigirá maiores esforços e criatividade.

A Contabilidade proporá medidas que possam aumentar as receitas e diminuir os custos e despesas, controlando os resultados não só no curto prazo, como também em períodos mais longos (dois anos ou mais), por meio de orçamentos realistas e aplicáveis à sua empresa.

Outra medida bem comum, é a realização no início das atividades e no início de cada ano do planejamento tributário que, com base na lei analisa as possibilidades de redução do pagamento de impostos, previne contra fiscalizações, bem como visa ajustar previamente procedimentos fiscais que se não regularizados são passíveis de multa.

Controlar o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta que permite controlar as entradas e saídas de numerários na empresa, seja a movimentação real (aquela que, de fato, já ocorreu), seja a esperada (projeção de ganhos e gastos).

É um trabalho que o profissional contábil domina e, por isso, ele está sempre pronto para analisar seus dados e números, identificar tendências e propor medidas corretivas, quando necessário. Não se esqueça de que um dos principais motivos que levam muitas firmas a fecharem as portas é exatamente o descontrole financeiro incorrigível.

Sugerir o melhor regime tributário

O regime tributário que a empresa adotar terá um impacto direto em seus resultados operacionais (lucros ou perdas), uma vez que a carga tributária poderá ser mais alta que o necessário, em função de uma escolha errônea.

O contador poderá intervir nesse processo com muita habilidade: analisar as características da empresa, checar os aspectos legais a ela aplicáveis, projetar cenários de tributação e sugerir a melhor modalidade, dentre aquelas que a lei permite aos seus negócios — Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.

Como vimos, em momentos de crise econômica, o contador poderá ser muito útil à sua organização empresarial, tendo em vista os valiosíssimos serviços que ele está apto a oferecer. 

Entre em contato conosco e saiba de outras utilidades que você poderá obter com os trabalhos contábeis em geral. Estamos à sua disposição!


Notice: Undefined offset: 0 in /home/gescontabilidade/public_html/wp-content/themes/absolute/pop-up.php on line 7

Notice: Undefined offset: 0 in /home/gescontabilidade/public_html/wp-content/themes/absolute/pop-up.php on line 15

Notice: Trying to get property of non-object in /home/gescontabilidade/public_html/wp-content/themes/absolute/pop-up.php on line 15