WeCreativez WhatsApp Support
Bem-vindo ao nosso site, nossa equipe está pronta para ajudar.
Olá, como posso ajudar?

(81) 99610-7895 | 98582-7060

contato@gescontabilidade.com.br

Como entender que a sua empresa está crescendo

As perspectivas de mudança da sua empresa no avanço de patamar precisa passar por uma gestão de contabilidade para contribuições estratégicas

Quando você, como empresário, entende que a sua empresa cresceu? Quando esse tal ponto de virada, que chega para todos empresário pode, também, chegar à sua empresa? A bonança após a tempestade, o pote de ouro no final do arco-íris, são coisas que todos os donos, sócios, investidores e acionistas de empresas esperam para obter o retorno financeiro real do investimento do seu negócio, e isso independe de foco, segmentação e porte da empresa. Na verdade, quanto menor o tamanho estrutural dela, de princípio, mais pontos de virada ela vai ter mediante aos seus crescimentos gradativos nos processos naturais como empresa.

Esse artigo servirá a você, empresário, identificar o ou os pontos de virada da sua empresa no decorrer da sua jornada como empreendedor. Esse exercício vai ajudar você, tanto internamente, para valorizar cada ponto do seu trajeto como empresário, e corporativamente, potencializando estratégia que envolva toda a sua equipe nas causas da empresa.

Avaliação interna

Tem uma música do cantor Nando Reis que se chama “Por onde andei”. Nos cabe fazer uma análise morfológica dos questionamentos internos feito pelo autor da canção e trazer para a nossa realidade empresarial.

A música inicia com a seguinte frase: “Desculpe, estou um pouco atrasado, mas espero que ainda dê tempo de dizer que andei errado…”. Autoavaliação gera descontentamento interno e motivos para se desculpar. Ter esse senso de reconhecimento de erro é muito importante para virar chavinhas fundamentais que gerarão o ponto de virada da sua empresa.

A canção prossegue dizendo: “…e eu entendo as suas queixas tão justificáveis e a falta que eu fiz essa semana, coisas que pareceriam obvias até à uma criança”, esse trecho faz menção ao palmo à frente da sua mão quando você esta irredutível como indivíduo empresarial. O ponto de convergência entre o líder e o chefe também está nesse ponto e precisa de muito cuidado a ser tomado. Têm coisas óbvias que só nós mesmos temos capacidade de nos auto-boicotarmos, através de nós mesmos e as nossas convicções pessoais errôneas, o que é natural, mas precisam ser analisadas e consertadas para que a chavinha mude para o ponto de virada e, consequentemente, de sucesso para a sua empresa.

Por fim, o ponto que chamou a atenção e fez com que a análise da canção fosse inserida ao artigo, o refrão e o nome da música: “Por onde andei”, em que Nando Reis ainda faz uma série de questionamentos pessoais, nos leva ao principal ponto de questão dos empresários à autoanálise. Claro que a intenção da música é outra, mas uma das principais perguntas que todo empresário deve se fazer é: por onde eu tenho andado? Para que coisas que pareceriam obvias até para uma criança não venha se tornar pontos de empecilho para você e a sua empresa, por exemplo.

Onde está o ponto de virada

Usando de outra canção, nessa longa estrada da vida, para ir correndo sem parar na esperança de ser campeão alcançando o primeiro lugar, você precisa identificar quando você está competindo no pelotão de elite da corrida. Nota-se esse ponto quando você consegue observar pequenos detalhes da sua empresa que te mostram que ela está, de forma gradativa, alcançando um outro patamar.

Agora, pode parecer engraçado, mas essa transição só depende de você. Claro, tudo têm os seus processos, mas você enxerga o ponto de transição e, aos poucos, passa a dar passos para o crescimento do seu negócio. Nesse desafio, cabe, inicialmente, uma revisão da estrutura atual da empresa, para que, se possível, haja uma redistribuição das tarefas a fim de explorar o melhor de cada departamento e componente da sua equipe.

Essa avaliação não deve ser feito sozinho, mas demonstra a importância da contabilidade nesses processos, pois te dará embasamento técnico para que você monte uma estrutura de desenvolvimento, mostrando, assim, que, diferentemente do que muitos pensam, a contabilidade tem a sua importância de dentro para dentro da empresa e, não, apenas de dentro para fora, com balanços financeiros e serviços deste porte.

A contabilidade é importante

Muito às escuras nas empresas, a contabilidade mostra muito a sua importância nesse ponto de transição e crescimento da sua empresa. Muitos acham que ela sobrevive apenas mediante aos fatores legais, na apresentação de balanços e levantamentos financeiros, porém, a sua importância pode ir além, com toda a questão organizacional e estratégica para que esse ponto de transição de patamar da sua empresa venha ser vivido e desfrutado por você a sua equipe passo a passo, sem atropelar etapas e comprometer o processo natural de todo empreendimento.